O computador tem vários tipos de memória a seguir iremos conhecer dois tipos de memórias diferentes, e logo vamos conhecer o restante.
A primeira que vamos falar e a memória ROM...
Memória ROM
| Memória ROM |
O significado da sigla ROM vem do inglês: Read Only Memory (Memória apenas de leitura), ou seja, ela teoricamente não pode ser regravada, mais isso não acontece na prática, pois a maioria das memórias ROM podem ser regravada, apenas o processo pode ser lento ou trabalhoso demais.
Existem vários tipos de memória ROM, mas as mais populares e utilizadas são a EPROM e a Flash-ROM. A EPROM (Erase Programable) pode ser regravada quando colocada exposta à luz ultravioleta, essa luz entra no circuito por meio de uma pequena janela transparente e assim ele pode ser reprogramado.
| Memória Flash-ROM utilizada na BIOS da placa-mãe |
A Flash-ROM é o padrão utilizado nas placas-mãe atuais para armazenar a BIOS da placa. A Flash-ROM é de extrema rapidez e facilidade de ser regravada e o processo pode ser feito via software, o que dispensa caríssimos maquinários para gravação de ROM. Por todos esses pontos positivos que a Flash-ROM está tomando o lugar dos outros tipos de memória ROM.
Memória RAM
Um computador não funciona sem a memória RAM, pois o processador utiliza essa memória para armazenar temporariamente programas e dados que estão em uso e fica impossível dele trabalhar sem uma quantidade mínima dela. Por isso ela é também denominada de "memória principal". Atualmente a velocidade da memória RAM é um fator determinante para a performance dos computadores.
O significado de RAM vem de Random Acces Memory (memória de acesso aleatório).
Ela é uma memória de acesso aleatório e pode fornecer dados previamente gravados com um tempo de resposta e uma velocidade de transferência muito maior do que dispositivos de memória auxiliar. A grande características da RAM é o fato dela ser um tipo de memória volátil, ou seja, precisava ser constantemente reenergizada para manter os dados. Caso você esteja escrevendo uma carta no Word e de repente acabe a luz sem que você tenha salvado o seu arquivo no disco rígido, a sua carta será perdida porque toda vez que o computador é desligado ou reinicializado a RAM perde os dados temporariamente armazenados nela.
O funcionamento da RAM tem uma estrutura simples, para cada bit (1 ou 0) a ser armazenado, temos um minúsculo capacitor. Quando ele é carregado eletricamente temos bit 1, quando não está carregado temos um bit 0. Para cada capacitor temos um transistor, ele lê a informação do capacitor e a passa para o controlador de memória. Para efeito de comparação, um módulo de 128MB tem pouco mais de 1 bilhão de transistores, quase 40 vezes mais que um Pentium 3.
Bom, por hoje e só isto mais já estamos preparando a continuação desta matéria que falará de outro tipos de memórias, espero que gostem desta e logo estaremos publicado a outra obrigados a todos e um abraço...
Fonte: Texto de Fernando Júnior; Imagens: Google Imagens.

Postar um comentário