Alan Turing desenvolveu o que conhecemos hoje como a base de todas as técnicas de programação, numa forma de inserir dados nas máquinas chamada de decodificação. As informações eram transformadas em sinais (0 e 1). A partir daí, as máquinas puderam trabalhar com todos os tipos de informação.
A evolução da máquina de computar e calcular informações teve a chance de ser testada em um grande evento: o censo norte-americano de 1890. A grande inovação introduzida por Herman Hollerith foi a utilização da eletricidade.
O homem sempre procurou produzir mais com menor esforço e criou as máquinas para a simplificação e a evolução do trabalho humano.
![]() |
O francês Blaise Pascal
criou a "La Pascaline",
primeira calculadora
que realizava operações
de soma e subtração.
|
A primeira calculadora que realizava operações de soma e subtração, denominada "La Pascaline", foi criada em 1642 pelo francês Blaise Pascal. Essa máquina funcionava por meio de uma engrenagem de rodas dentadas que levava os dígitos de uma engrenagem de rodas dentadas que levava os dígitos de uma coluna a outra. Os resultados apareciam em uma espécie de janelinha.
![]() |
Cartões perfurados
eram usados na
máquina criada na
época da Revolução
Industrial.
|
Na época da Revolução Industrial, foram colocadas as primeiras grandes idéias sobre seu trabalho humano vir a ser realizado por máquinas. O projeto dessa máquina é considerado como o primeiro semelhante ao nosso atual computador. Juntamente com esse projeto, o matemático inglês Babbage desenvolveu a ideia de um dispositivo de entrada e saída. Essa máquina usava cartões perfurados.
O crescente avanço da tecnologia utilizada na criação das máquinas chamou a atenção dos militares norte-americanos, que, interessados no poder que essas máquinas poderiam trazer a longo prazo, empregaram vultosos investimentos em pesquisas e projetos sobre computadores. Durante a 2° Guerra Mundial, os militares começaram a ter os primeiros resultados desses investimentos.
![]() |
A válvula (em
cima) foi
substituída pelo
transistor, muito
mais rápido e
eficiente.
|
No decorrer da 2° Guerra Mundial, criou-se um novo grande computador, com fins bélicos: o ENIAC (Electronic Numeric Integrator and Calculator) em português "Número Integrator Eletrônica e Calculadora". Ele funcionava por meio de um sistema construído inteiramente por válvulas. Esse computador não chegou a ser utilizado, pois ficou pronto somente em 1946, quando a guerra já havia terminado.
Após o ENIAC, foi elaborado o projeto de um outro computador, o EDVAC, projetado com uma programação interna.
Em 1949, os computadores eram usados apenas em projetos governamentais e acadêmicos. A IBM começou, em 1951, a produzir computadores em série.
Um professor de Princeton (EUA), Von Neumann, criou um sistema de estrutura lógica para o computador, para que pudesse trabalhar com variados tipos de informações ao mesmo tempo.
As ideias de Von Neumann transformaram o mundo da computação. Outro avanço tecnológico foi a criação do transistor, peça eletrônica com materiais semicondutores e com a mesma função das válvulas, porém, mais rápida, de maior confiabilidade, utilizando menores quantidades de energia, além de não esquentar como as válvulas.
![]() |
Diversos modelos
de transistores.
|
O transistor possibilitou a redução contínua dos custos de produção dos computadores, tornando os preços mais acessíveis.
Com a evolução dos transistores, desenvolveu-se a ideia de criar uma peça eletrônica com maior capacidade de processamento de informações: criou-se o chip em apenas uma peça.
A história da computação modifica-se continuamente, e hoje chegamos a um estágio em que todos os equipamentos se acabam tornando obsoletos, pois a cada dia cria-se equipamento novo, mais rápido, mais confiável, mais eficiente e com maior poder de nos auxiliar em nosso trabalho diário.
Esta foi nossa primeira matéria espero que gostem e comentem, de sua opinião, sobre o próprio blog ou da matéria isto será muito essencial para o melhoramento do nosso blog.






Postar um comentário